O evento

O Grupo Método Intervenção Comportamental e a Focus Intervenção Comportamental realizarão, de 13 a 15 de fevereiro de 2020, o 2º VIVENCIAR – AUTISMOS, com o objetivo de promover a troca de experiências profissionais sobre o espectro autista e a compreensão científica sobre o autismo. A realização de um grande encontro presencial, que reunirá convidados nacionais e internacionais, será oportunidade ímpar para o debate sobre avanços e perspectivas da atividade. A expectativa é estender o debate sobre o tema para familiares e também educadores, fonoaudiólogos, professores, terapeutas, psicólogos e outros profissionais da saúde.

Entre os assuntos abordados a partir do tema central, destacam-se: diagnóstico e tratamento com evidências, bases genéticas, medicação, implicações práticas das classificações diagnósticas em autismo, intervenção precoce, formas naturalísticas e estruturas de intervenção precoce, currículo de sexualidade para pessoas com TEA, gestão em serviços TEA e inserção de pessoas com TEA no mercado de trabalho.

A primeira edição do Vivenciar: uma compreensão científica sobre o autismo, aconteceu em 2019 no hotel Vila do Mar com a participação de especialistas renomados da área no país; a analista do Comportamento Sara Yoshikawa; a Psicóloga-Analista do Comportamento, Meca Andrade; a psiquiatra da infância e adolescência Rosa Magaly Morais; a fonoaudióloga-analista do comportamento Renata Lima Velloso; e o educador físico, Daniel Souza. A ideia inicial era realizar o evento fechado para as famílias dos pacientes que frequentam a clínica, mas a coordenação decidiu abrir as portas para a sociedade em geral, após perceber a grande demanda existente no Rio Grande do Norte.

O evento oferece aos pais e participantes a possibilidade de discutirem, de forma simples, direta e rápida, os assuntos que fazem parte do cotidiano de cada um, no que diz respeito ao convívio com uma pessoa com transtorno do espectro autista (TEA).

Mensagem da Presidente

A primeira edição do ‘Vivenciar: uma compreensão científica sobre o autismo’ aconteceu em 2019 no hotel Vila do Mar. A ideia inicial era simplesmente celebrar o aniversário da clínica Focus Intervenção Comportamental. E, para nossa boa surpresa, apesar de confiantes na qualidade das palestras dos especialistas renomados da área no país, vimos que havia uma grande lacuna, que revelava nossa missão em ampliar o acesso ao conhecimento acerca do tema.

Assim, a realização deste grande evento oportuniza à sociedade potiguar a discussão em torno de dúvidas e questionamentos nas famílias que têm entre seus membros indivíduos com TEA, a partir do contato direto com pesquisadores e renomados profissionais da área no Brasil e Estados Unidos.

Esperamos você no 2º Vivenciar!

Kátia Nogueira
Presidente do 2º Vivenciar

Programação
2° VIVENCIAR: AUTISMOS
De 13 a 15 de fevereiro de 2020

1º dia – 13/02 (quinta-feira)
7h30 às 8h20
Credenciamento
8h20
Abertura oficial do 2º Vivenciar
8h30 às 10h30
Bate papo com especialistas – Diagnóstico e tratamento com evidências
  • Participantes:
  • Guilherme Polanczik – Psiquiatra da infância e juventude
  • Erasmo Casella – Neuropediatra
  • Meca Andrade – Psicológa / Analista do Comportamento
  • Coordenação: Kátia Nogueira
10h40 às 12h00
Palestra: Bases genéticas
  • Palestrantes: Geneticista
14h00 às 15h50
Palestra: Medicação
  • Palestrantes:
  • Guilherme Polanczik – Psiquiatra da infância e juventude
16h00 às 18h
Painel: Implicações práticas das classificações diagnósticas em autismo
  • Painelistas:
  • Erasmo Casella – Neuropediatra
  • Rosa Magaly Morais – Psiquiatra
  • Meca Andrade – Analista do comportamento
  • Coordenação: Cintia Guilhardi - Psicóloga analista do comportamento
18h00
Coquetel de abertura
2º dia – 14/02 (sexta-feira)
08h00 às 10h20
Conversa com a plateia
  • Tema: Intervenção precoce
  • Participantes:
  • Thiago Araújo Lopes
  • Daniela Canovas – Psicológa
  • Coordenção: Kátia Nogueira, Cintia Guilhardi - Psicóloga analista do comportamento
10h30 às 12h00
Palestra: Evidência no tratamento precoce
  • Palestrante: Elizabeth O'Connel
14h00 às 15h50
Palestra: Gestão em serviços TEA
  • Palestrante: Julie Sullivan Weiss – NECC – EUA
16h00 às 18h
Painel: Formas naturalísticas e estruturadas de intervenção precoce
  • Painelistas:
  • Daniela Canovas – Analista do comportamento
  • Thiago Araújo Lopes
  • Coordenação: Meca Andrade
20h00
Jantar de Adesão (À confirmar)
3º dia – 15/02 (sábado)
08h00 às 10h20
Painel: Currículo de sexualidade para pessoas com TEA
  • Participantes:
  • Cintia Guilhardi
  • Henrique Costa Val – Psicologo / Analista do Comportamento
  • Julie Sullivan Weiss
  • Coordenação: Meca Andrade
10h30 às 12h
Palestra: Inserção de pessoas com TEA no mercado de trabalho
  • Palestrante: Julie Sullivan Weiss – NECC – EUA
14h00 às 15h50
Painel: Impacto na vida escolar
  • Painelistas:
  • Camila Ribeiro
  • Rosa Magaly
  • Joana Portolese
  • Coordenação: Henrique Costa Val
16h00 às 17h50
Conversa com a Plateia
  • Participantes:
  • Isabela Rocha Zikan
  • Roseli Claro
  • Banda GOOD TIME – João Daniel Simões e Eduardo Simões
  • Coordenação: A definir
18h00
Exposição de talentos autistas Encerramento com show da Banda GOOD TIME
Foto Palestrante

Palestrantes

Cintia Guilhardi

Sobre a especialista: Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professora do Instituto de Terapia de Contingências de Reforçamento e trabalha como consultora na empresa Cíntia Guilhardi Serviços de Psicologia Comportametal. Envolvida no trabalho dentro das seguintes temáticas: Análise do Comportamento, Autismo, Educação Especial, Intervenção Comportamental, desenvolvimento atípico, ABA, Identificação de Sinais Precoces de Risco Autístico.
Foto Palestrante

Palestrantes

Daniela de Souza Canovas

Sobre a especialista: Psicóloga (CRP 06/91542). Mestre em Psicologia pela UFSCar e Doutora em Psicologia Experimental pela USP.
Foto Palestrante

Palestrantes

Erasmo Barbante Casella

Sobre o especialista: Professor Livre-Docente em Neurologia pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é médico do Instituto da Criança do HCFMUSP, Coordenador do ambulatório de Distúrbios do Aprendizado do Instituto da Criança do HCFMUSP. Professor Colaborador Médico do Departamento de Pediatria da FMUSP. Tem experiência em Distúrbios do Aprendizado, Déficit de atenção, Transtornos do Espectro Autista, Erros Inatos do Metabolismo e Emergências em Neurologia Infantil.
Foto Palestrante

Palestrantes

Rosa Magaly Campelo Borba de Morais

Sobre a especialista: Residência em Pediatria. Psiquiatra da Infância e Adolescência Pesquisadora do Laboratório de Neurociência do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês. Médica Colaboradora do PROTEA - Programa do Transtorno do Espectro Autista IPqHCFMUSP.
Foto Palestrante

Palestrantes

Camila Ribeiro

Sobre a especialista: Graduada em Pedagogia pela Universidade Ibirapuera (2005), Especialista em Educação Inclusiva e Deficiência Mental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011), Pós graduada em Análise do Comportamento Aplicada à Educação de Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo e com Atraso no Desenvolvimento pela Universidade Federal de São Carlos (Janeiro, 2016), Pós graduanda em Análise do Comportamento Aplicada pela Faculdade INESP/IEPSIS (2018/2020) e Pós graduanda em Psicopedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2019/2021). Trabalha desde 2008 na área de Educação com pessoas com desenvolvimento atípico, no atendimento direto ao aluno e coordenação de equipe multidisciplinar na atuação com crianças, jovens e adultos com TEA. Atualmente é Diretora Pedagógica do Grupo Método Intervenção Comportamental.

Palestrantes

Kátia Nogueira

Sobre a especialista:
Foto Palestrante

Palestrantes

Roseli Claro

Sobre a especialista:
Foto Palestrante

Palestrantes

Julie Sullivan Weiss

Sobre o especialista: Julie Weiss joined The New England Center for Children® in June 1990. She currently serves as a Director of Vocational Services. She received her undergraduate degree at Boston University in Rehabilitation Counseling and master’s degree in Intensive Special Needs from Simmons College. Julie has been a Board-Certified Behavior Analyst since 2001. Research interests include task analysis, teaching procedures, transition planning and vocational programming. Her research has been published in the Journal of Applied Behavior Analysis, Behavior Analysis in Practice and Education and Treatment of Children. Julie has presented at regional, national and international conferences including ABAI (Association of Behavior Analysis International), Berkshire Association of Behavior Analysis and Therapy (BABAT) and Association for Professional Behavior Analysts (APBA).
Foto Palestrante

Palestrantes

Guilherme Polanczik

Sobre o especialista: Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), Residência em Psiquiatria (2005) e em Psiquiatria da Infância e Adolescência (2007) pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-Doutorado no Institute of Psychiatry, Psychology & Neuroscience at King's College London (2008) e na Duke University, EUA (2008-9), Livre Docência em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Universidade de São Paulo (2016). É Professor Associado, Disciplina de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Orientador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria da FMUSP.
Foto Palestrante

Palestrantes

Henrique Costa Val

Sobre o especialista: Psicólogo. Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP (2013). Supervisor pelo Grupo Método Intervenção Comportamental, realizando intervenção baseada em Análise do Comportamento com crianças e adolescentes com TEA e outros transtornos do desenvolvimento.
Foto Palestrante

Palestrantes

Maria America Coimbra de Andrade

Sobre o especialista: Psicóloga CRP 6/116400. Mestre em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Doutoranda em Behavior Analysis pela Western New England University
Foto Palestrante

Palestrantes

Thiago Araujo Lopes

Sobre o especialista: Fundador e Diretor do Instituto Farol, Centro de Excelência e Inovação em Autismo. Foi formador do modelo de Intervenção Precoce por 3 anos pelo Mind Institute, pioneiro da implementação desse modelo no Brasil, responsável pela formação de mais de 600 profissionais no Brasil, Canadá, EUA, e outros países. Tem mais de 10 anos de experiência internacional em intervenção precoce, um ano de experiência trabalhando diretamente na equipe de pesquisa e intervenção da Doutora Sally Rogers, criadora do Modelo Denver, em Sacramento, Califórnia.

Inscrições disponíveis!

As inscrições serão efetivadas a partir do preenchimento da FICHA DE INSCRIÇÃO ON-LINE e do PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO:
INSCREVA-SE

Até 20/01 21/01 a 15/02
Combo
(03 dias)
R$ 350,00 R$ 400,00
Individual
(01 dia)
R$ 130,00 R$ 150,00

Local

ESCOLA DE GOVERNO CARDEAL DOM EUGÊNIO DE ARAÚJO SALES BR 101 KM 0 Centro Administrativo Rio Grande do Norte S/N Lagoa Nova – Natal/RN

Contato

  • Secretaria Executiva
  • Verbo Comunicação e Eventos
  • Av. Brigadeiro Gomes Ribeiro, 1468
  • Morro Branco – Natal/RN - 59056-520
  • Isaias Ernesto
  • Telefone: (84) 3201-7429
  • Av. Brigadeiro Gomes Ribeiro, 1468
  • E-mail: vivenciar@verboeventos.com.br